Resenha | O Penúltimo Capítulo, de Clarice Pessato

by - 12.7.17

Autor(a): Clarice Pessato
Páginas: 208
Ano: -
Leitura/compra: Site

                           
Livro da nossa parceira Clarice Pessato 💗


Sinopse:
Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.

Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.


Resenha
Em poucas palavras, é um livro forte. Forte porque nós temos Clarice, autora e protagonista deste livro, nos passando uma mensagem de fé impressionante. Forte pela importante presença de Deus que podemos notar ao ler o livro. Forte porque toca o coração. Logo no início do livro acompanhamos detalhadamente o acidente automobilístico pelo qual Clarice, aos dezoito anos, passa, juntamente com seu namorado, e vemos de perto as mudanças decorrentes do tal. Nossa personagem fica tetraplégica, porém é notável a esperança dela e até mesmo de sua mãe em relação a volta de seus movimentos. No meio disso tudo, Clarice tem que se acostumar ao seu estado atual, adaptando-se as mudanças e recebendo os constrangedores olhares de seus conhecidos. Uma coisa que eu achei muito bonita, nesse momento inicial, foi a calma de Clarice. Imaginei-a como a mesma menina doce durante todo o livro, porque não a via se revoltando com a vida por conta do que havia acontecido. Não era questão de aceitação, era questão de não culpar o destino, a vida e nem mesmo Deus, e olha que nesse período Jesus ainda nem tinha entrado em sua vida. Achei isso muito bonito mesmo.
Nesse meio termo médicos e mais médicos passam por sua vida e novamente confirmam, muitas vezes de forma grosseira, que ela ficaria assim para o resto de sua vida. Mesmo assim, Clari não se mostra abatida por aquilo. É aí que Clarice e sua irmã começam a frequentar reuniões em igrejas e então Jesus começa a brilhara para ela. É um encontro lindo, que acaba influenciando na vida de sua família inteira. Nossa protagonista, com sua disponibilidade e alegria em servir ao Senhor se dispõe a fazer várias ações para o reino, envolvendo-se cada vez mais na igreja e em Deus. 

Edificante, muito edificante. Embora eu tenha ficado receosa ao perceber que a leitura do livro era diferente dos livros que costumo ler, não tive dificuldade. A autora tem uma escrita muito fluida, abençoadíssima pelas mãos do Criador.

“É Deus quem escreve o último capítulo.”

Gostei muito mesmo. Uma das minhas melhores leituras do ano, certamente. 
✩✩✩✩✩

Acompanhem a autora nas redes sociais: 

You May Also Like

0 comentários